© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

  • ASCOM Light

Light identifica 1 mil irregularidades em Marechal Hermes


A concessionária realiza operações diárias contra os “gatos” de energia

Nessa terça-feira (30), em sua quarta ação com mais de 600 profissionais na região de Marechal Hermes, a companhia efetuou 1.573 inspeções em estabelecimentos comerciais e residenciais, identificando 1.001 irregularidades no consumo de energia, com índice de acerto de 64%. Nas outras três operações no bairro, os resultados foram os seguintes: - na primeira, em novembro de 2016, foram encontradas 637 irregularidades no consumo. A empresa realizou cerca de 1 mil inspeções, com 66% de efetividade; - na segunda, em dezembro de 2016, foram encontradas 968 irregularidades no consumo. A empresa realizou mais de 1,4 mil inspeções, também com 66% de acerto; - na última, em março de 2017, foram realizadas 1.437 inspeções, que resultaram em 1.028 irregularidades, ou 72% de efetividade. O furto de energia sobrecarrega a rede elétrica e provoca interrupções do fornecimento. Entre os dias 07 e 13 de Maio de 2017, a Light atendeu a 9,5 mil chamados por esse motivo e o maior número de ocorrências foi registrado justamente nas regiões onde há mais “gatos”. Na Zona Oeste, onde está localizada Marechal Hermes, as ligações clandestinas correspondem a 30% do que é distribuído para a região (a cada 100 Kwh distribuídos para a região, 30K Kwh são desviados) e, neste período, foram feitos 2,6 mil atendimentos por causa de interrupções no fornecimento, ou seja, 27% do total.

O Superintendente de Recuperação de Energia da Light, Rainilton de Andrade, explica que o furto de energia está presente em todas as áreas do Rio:

- Furto de energia nos 31 municípios atendidos pela Light no estado do Rio corresponde a cerca de 40% sobre a carga distribuída para a rede de baixa tensão, o equivalente ao consumo do Espírito Santo, durante um ano. - afirma ele.

Durante a operação, uma Agência Móvel da empresa prestou serviços comerciais aos moradores e realizou solicitações de pedido de ligação nova, segunda via de conta, análise de contas, vistorias técnicas, parcelamento de débitos, transferência de titularidade, encerramento de contrato, entre outros.

Denúncia

A empresa pede que o cliente denuncie os "gatos" de energia por meio da Agência Virtual pelo site www.light.com.br, pelas redes sociais (twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes) ou pelo Disque-Light (0800 021 0196). Pelos mesmos canais, é possível solicitar o restabelecimento da energia, em casos de interrupção.