• Alexandre Madruga

Moradores invadem terreno de sobra da obra da Transolímpica


As áreas remanescentes são terrenos que sobraram de desapropriações realizadas, por conta da obra do Transolímpica. Esses terrenos estão sob a concessão da ViaRio até que sejam entregues a Prefeitura, que repassará para a comunidade organizada para projetos públicos.

Um desses terrenos fica no final da Rua Oliveira Martins, que fica paralela a Rua Tobias Monteiro. As casas que existiam no lugar foram desapropriadas e o terreno segue fechado com um portão de grades, aguardando a burocracia para que seja implementada uma Horta Comunitária.

Apesar da demora na recolocação do portão, pois o primeiro foi roubado, a Supervisão Regional da Prefeitura do Rio de Janeiro concedeu "nada a opor" para que o projeto da horta seja implementado. Contudo, os moradores da Rua Tobias Monteiro, cientes do projeto, resolveram "ocupar" o terreno.

Num fim de semana da primeira quinzena de dezembro, um dos moradores que tinha fundos de sua residência para a área remanescente, abriu uma passagem no muro e "ligou" a um espaço que cercou e loteou. A alegação do morador a Supervisão Regional que se fez presente, foi um documento enviado em setembro, assinado por cinco moradores (que já tinham definido seus lotes), solicitando a Secretaria Municipal de Fazendo, a "investidura" nos lotes por considerarem a "área morta" com risco de "invasões".

As áreas remanescentes são constantemente monitoradas pela ViaRio e qualquer invasão ou tentativa de lotear será imediatamente retirada, como foram desmontadas a cerca que já estava instalada pelo morador da Rua Tobias Monteiro.

De acordo com a Supervisão Regional do bairro, a Secretaria Municipal de Fazenda sequer respondeu a carta enviada pelos moradores e, apenas este documento, não daria nenhum direito de ocupação do espaço.


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil