• Jardim Sulacap Bairro Sustentável

Sulacapenses em risco: Mudanças climáticas e agrofloresta


O mapa e fotos abaixo mostram áreas sensíveis do bairro. É preciso ampliar o conhecimento das vulnerabilidades do bairro frente às mudanças climáticas globais.

Se em épocas de chuva forte já alagavam ruas e avenidas (imagem 2), agora ainda com os morros carecas e com mais cimento e asfalto da Transolímpica, além do aumento da canalização e retificação do Rio dos Afonsos, tem-se a preocupação das coisas ficarem pior.

Conhecer, portanto, as áreas com alta suscetibilidade a acidentes geológico-geotécnicos do Jardim Sulacap é um passo essencial.

Porém, só conhecer não adianta, só reclamar no Whatsapp também não e nem achar que a culpa é do outro. É preciso agir agora para não chorar com a água até o pescoço depois (imagem 3).

Diante das mudanças climáticas, além de gerar alimentos, as hortas ou quintais agroflorestais comunitários e familiares aparecem como resposta estratégica para recuperar áreas degradadas, reduzir riscos de acidentes e não sobrecarregar o sistema de drenagem das ruas, podendo evitar alagamentos.

Quem quiser saber mais, acesse:

http://jardimsulacapbairrosustentavel.blogspot.com.br/2016/11/sulacapenses-em-risco-conhecer-para-agir.html

FONTE E FOTOS

Jardim Sulacap Bairro Sustentável

ttp://jardimsulacapbairrosustentavel.blogspot.com.br


Clique na imagem para baixar aplicativo da Rádio para celular
image1.jpg
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2020 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil