Buscar
  • Alexandre Madruga

Música clássica caipira desembarcou no bairro


Praça recebeu violas, berrante, cavaquinho, violões e muita cantoria

Grupo de Jacarepaguá formado por músicos com violas caipiras de todas as idades, a Orquestra Caipirando esteve na Praça Mário Saraiva no último sábado (15/10), sob a regência do professor de música Henrique Bonna.

- Foi um ensaio aberto do Caipirando, mas é bom ouvir musicas tradicionais da moda de viola brasileira. A produção desse evento foi da Eliane Paulista, que mora aqui no bairro. Foi um evento muito legal, maravilhoso, valeu a pena. Quem não pode vir, perdeu. – disse Bekinha, músico tradicional do bairro.

Desde 2010 a orquestra se apresenta, com violas caipiras, berrante, percussão e cantoria de músicos, tendo no total quase 30 integrantes de várias idades, profissões, que residem em diversos outros bairros.

- Passei dar aulas de viola caipira na Escola Livre de Aprendizagem Musical (Elam), no Pechincha. Alunos apareceram de todas as partes. Da Zona Sul e até Friburgo. Então, tomei a decisão de criar o grupo para ser uma atividade em conjunto. – afirma Bonna, morador antigo de Jacarepaguá, ressaltando que a viola foi o primeiro instrumento de harmonia trazido ao país, por meio dos jesuítas.

Parte da Orquestra Caipirando retorna ao bairro no dia 10 de dezembro, quando se apresentará no grande evento “Galpão Comunitário de Braços Abertos”.


0 visualização
Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

© 2018 Sulacap News

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil