Alexandre Madruga
Dados do ISP deixam o bairro com cara de New Garden Sulacap

De acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública – ISP, o número de ocorrências registradas reduziu nos últimos anos, na 33ª Delegacia Policial, que atende o bairro do Jardim Sulacap.
Analisando os dados fornecidos pelo ISP, chegamos a conclusão porque o policiamento no bairro não é tão ostensivo, já que a mancha criminal demonstra uma diminuição significativa nas ocorrências de dano, furto, roubo a transeunte, roubo de veículos e violação de domicílio.
Os números desse ano, mostram uma redução considerável nos registros, que não ultrapassam dez ocorrências mensais de cada crime. O roubo de veículos e a pessoas, nem chegam a cinco. Na maior parte da pesquisa, que tem dados desde janeiro de 2014, os furtos sempre lideraram as ocorrências no bairro.
As conclusões para isso são diversas. Vivemos uma crise de pânico coletivo, que qualquer movimento suspeito é considerado insegurança e uma iminente ocorrência criminal ou as vítimas-moradores preferem se calar e não realizar nenhum tipo de registro, seja por preguiça ou por acreditar que a impunidade impera, e nada acontecerá com o criminoso ou não terá o bem recuperado.
Qualquer que seja a conclusão, de certo que o bairro é um paraíso, com o número de ocorrências reduzindo ano a ano, deixando nossa mancha criminal no patamar de uma Islândia ou Suíça.