top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Ginásio Sustentável é projeto para terreno na Rua Teodoro Sampaio


Local ainda abriga a empresa que fez a obra da Transolímpica, mas será desocupado até novembro

Após anos de obras e uso do terreno que margeia a Estrada do Catonho, além das Ruas Otton da Fonseca e Teodoro Sampaio, o Consórcio pretende sair do local até o final do mês que vem. A engenharia da obra pretende urbanizar o terreno, retirando os galpões e colocando grama no lugar. As ruas asfaltadas do interior, permanecerão, criando um tipo de pista de cooper e ciclovia. Não há nenhum projeto para construção de campos, plantação de árvores ou criação de praça. A iluminação do local ainda é uma incógnita, mas o Consórcio estuda a possibilidade.

As informações de qual finalidade teria o terreno, começou meses atrás, quando o engenheiro da obra, Carlos Eduardo disse em reunião no Galpão Comunitário, que as intervenções seriam muito pequenas no terreno. Alguns moradores se reuniram e buscam implementar no local um ginásio sustentável. Emilson Moreira, educador, 52 anos, é um dos idealizadores da ideia e explica o projeto.

- O ginásio poliesportivo atenderia às escolas para a prática de educação física, ao desporto de rendimento, além de espaço de integração, diversão e de espaço de integração, diversão e confraternização. Assim, o ginásio atenderia demandas diferentes, favorecendo as pessoas de acordo com suas possibilidades e interesses. - disse ele, que nasceu no bairro.

Área construída teria 1.795 m² no terreno de aproximadamente 3.000 m². Quadra poliesportiva oficial de 39,39m x 45,50m e altura de 12 metros. O ginásio prevê dois andares e teria capacidade de acomodar 125 pessoas.

Apesar de tantos dados, o projeto do Ginásio Sustentável está como Projeto de Lei na Câmara Municipal, a pedido do Vereador Marcelino D´Almeida. Não há previsão de ser votado. Mas quem pensa que isso é um sonho novo, Emilson trata de explicar que a história é bem diferente.

- O Ginásio é um sonho antigo. Em agosto de 1963, no antigo Mercado Jardim Sulacap, foi solicitado pela associação de moradores ao governador Carlos Lacerda, a construção de um ginásio poliesportivo no bairro. - explica ele.

Quem sabe, após mais de 50 anos, o sonho dos moradores esteja próximo.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page