top of page
  • Emilson Moreira

Jardim Sulacap: da 2ª Guerra a paz e tranquilidade, com ar bucólico


Bairro foi idealizado com a preocupação de integração entre cidade e campo

Fundado durante a 2.ª Guerra Mundial, no dia 25 janeiro de 1945, o Jardim Sulacap é um bairro predominantemente residencial construído na antiga Fazenda dos Afonsos. A região foi campo agrícola do sertão carioca até ser urbanizado nos anos de 1940. O bairro é fruto do projeto urbano cidade jardim da empresa Sul América Capitalização que buscou harmonizar os benefícios dos serviços públicos urbanos com os essenciais serviços ecológicos/ambientais fornecidos pelo campo (alimentos saudáveis perto de casa, floresta, belas paisagens, fixação de carbono, infiltração das águas, entre outros), visando o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores e visitantes.

Ebenezer Howard (1850-1928), idealizador das cidades jardins, apresentou preocupações de integração entre cidade-campo, bem como buscou a solidariedade e cooperação. Para ele, a comunidade deveria ser autossustentável, autogestionária, autorganizada.

Em abril de 1947, o relatório da Sul América informava que no Distrito Federal foram estabelecidos os projeto definitivos de urbanização do "Jardim Sulacap" (Campos dos Afonsos), com seis milhões de metros quadrados, tendo sido tomadas todas as providências para a execução rápida das obras que sob a direção de técnicos renomados farão surgir nesta Capital cidades-jardins modelares.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page