top of page
  • Foto do escritorAlexandre Madruga

Moradores não querem linha de Nova Iguaçu na Praça H


Abaixo assinado confirma o desejo dos que moram no entorno

Com a inauguração do Terminal Rodoviário Sulacap essa semana, a Prefeitura colocou algumas linhas que tinham ponto final nas ruas do bairro Jardim Sulacap. Até a véspera do evento, nossa reportagem tinha informações que a linha 434L (Sulacap – Nova Iguaçu), da empresa Nilopolitana, iria para dentro do terminal. Contudo, numa reunião antes da abertura oficial, tudo foi modificado e a linha intermunicipal ficou na Praça H, onde tinha sido colocada provisoriamente, transferida da Avenida Carlos Pontes devido ao fluxo de trânsito da Transolímpica.

Após o aviso da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) que a linha ficaria dentro do bairro, os moradores das imediações da Praça H se revoltaram e através de um abaixo-assinado mostraram seu descontentamento. O documento será entregue na associação de moradores que irá encaminhar o pedido de retirada da linha do local.

Questionado sobre para onde poderia ser o novo ponto final da linha, a SMTR informou que o terminal não tem mais espaço para outra linha e que irá estudar um novo local, mas não deu prazo para essa solução.

Enquanto a linha não é retirada da praça, a associação de moradores chamou o representante da empresa para repassar algumas reclamações, como velocidade excessiva dos ônibus, passagem rápida pelos quebra-molas causando grande barulho nas madrugadas, comportamento inadequado de funcionários pelo não uso do banheiro e outras.

A Nilopolitana, através do representante Murilo, deixou claro que a empresa não tem intenção de prejudicar o bairro e se colocou a disposição, enquanto estiver com o ponto final no local. Após a reunião, vejam o que ficou acertado:

1) A empresa não contorna mais a praça. Vai subir a Fernandes Sampaio e entrar na Teofilo Guimarães, já do lado que fica o ponto.

2) Os ônibus antes das 6h da manhã, irão seguir direto pela Olimpio de Castro já começando a circular, sem precisar parar no ponto do fiscal.

3) O fiscal passará a chegar na cabine às 5:30 da manhã, para evitar o não uso do banheiro, em caso de necessidade.

4) Enquanto não se decide sobre a remoção do ponto, a empresa se compromete a fazer manutenção do banheiro do coreto até às 18h, quando passa para o controle dos quiosques

5) Caso a empresa fique na Praça H, a empresa se coloca a disposição para reformar a praça H e mantê-la, pintando, reformando brinquedos e grades, além da pintura de paralelepípedos do entorno.

6) Quando a velocidade, o Murilo afirmou que além de instalar placas de velocidade máxima de 40km nos postes locais e irá instruir os motoristas a manter a velocidade nesse patamar.


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page