top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Últimos dias para o Curso Técnico em Teatro gratuito na Zona Oeste

Formação técnica em teatro tem quatro semestres letivos e é oferecido na modalidade presencial

A Escola Sesc de Artes Dramáticas oferece 50 vagas gratuitas para o Curso Técnico em Teatro, que garante Habilitação Profissional Técnica para atores e atrizes, sendo metade para ingresso no segundo semestre de 2023 e a outra metade para início no primeiro semestre de 2024. Totalmente gratuito, o curso tem quatro semestres letivos e é oferecido na modalidade presencial, no período noturno. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feora (22), diretamente no site do Polo Educacional Sesc.

O processo seletivo ocorre em três etapas classificatórias. A primeira, consiste na apresentação de um Memorial, com a trajetória pessoal do candidato. Os 150 concorrentes que obtiverem as maiores pontuações na análise do Memorial, seguem para o Teste de Habilidade Específica, segunda etapa do processo, que deve ocorrer entre os dias 12 a 23 de junho de 2023. Os 100 classificados para a última fase passarão por uma entrevista, que visa avaliar aspectos comportamentais, como autonomia, disponibilidade e comprometimento, além de conhecimentos em artes cênicas.

Criada em 2021, a Escola Sesc de Artes Dramáticas obteve recentemente a concessão para oferecer curso regular de formação técnica em teatro, que permite aos alunos ter acesso ao registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) de forma gratuita, incluindo as renovações anuais. A mudança do certificado do curso é resultado da parceria entre Sesc e Senac com objetivo de unir esforços para ampliar o fomento ao setor cultural e oferecer uma formação gratuita e acessível aos artistas.

“A Escola Sesc de Artes Dramáticas é a segunda escola do Rio de Janeiro a oferecer curso técnico gratuito para atores, uma conquista muito relevante, já que o setor possui significativo potencial de trabalho. Seguimos em linha com nossas diretrizes de fomento à cultura, tão fundamental para o desenvolvimento de todas as sociedades”, afirma a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.

Os alunos contam com uma estrutura ampla e moderna, equipamentos diversificados e um teatro de 600 lugares onde as aulas práticas são ministradas. O curso tem uma matriz curricular ampla e integrada, voltada para a prática e a investigação cênica, aporte teórico e fundamentos de outras áreas criativas dentro das artes cênicas.

Outro diferencial da escola é o corpo docente, que conta com artistas renomados e premiados, além de acompanhamento pedagógico completo e participação dos estudantes em espetáculos. Em junho deste ano, o projeto forma sua primeira turma de profissionais.

Estudantes provenientes de famílias com renda de até 3 salários mínimos têm acesso gratuito ao restaurante do Polo e auxílio transporte mediante comprovação. A Escola Sesc de Artes Dramáticas está localizada na Zona Oeste da capital, onde há escassez de políticas culturais, alinha-se à estratégia do Sesc de descentralização da oferta de formação cultural e incentiva o surgimento de novos protagonistas com a valorização de variados territórios. É representativa também a procura de alunos de outros estados e mesmo do exterior, como Angola, Venezuela, Gâmbia e Rússia.

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

PSS - banners sulacap-06.png
bottom of page