top of page
Foto do escritorDa Redação

Ônibus elétrico se despede de Madureira com jongo, grupos de Bate-Bola, charme e Maracatu

O tour tem sempre uma atração especial aos sábados

É o último mês para passear pelas histórias do Rio a bordo do ônibus elétrico do programa gratuito “Verão verde”, das secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte. Atenção: será exigido o comprovante de vacinação e o uso de máscara.


ALERTA DE SPOILER - Conhece a trajetória de Paulo da Portela? Sabia que ele inspirou o personagem Zé Carioca, da Disney? Essa e mais histórias de Madureira são mostradas no passeio, que começa e termina na Arena Fernando Torres (Parque Madureira). O circuito tem 10km e dura 60 minutos, passando por Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; CUFA/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano.

O tour por Madureira tem sempre uma atração especial aos sábados, às 11h30. Esta semana (8/1) é a vez do Jongo da Lapa, liderado e idealizado por Barbaro do Jongo e outros jongueiros a partir de uma roda em homenagem ao mestre Darcy Monteiro (Darcy do Jongo). Na sequência: Maracatu Baque Mulher (15/1); grupos de Bate-Bola (22/1) e a turma do charme (29/1).

Extensão do Maracatu Baque Mulher de Recife e liderado pela Mestra Joana Cavalcante, o Maracatu Baque Mulher é formado por mulheres e regido por Tenily Guian. Em breve, o grupo irá ministrar oficinas na Arena Fernando Torres. O primeiro projeto da Assessoria Especial de Práticas Antirracistas, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, capitaneada pela escritora e pesquisadora Sinara Rúbia.

Madureira pioneira

O Rio é a primeira cidade no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural. Melhor: um passeio ecologicamente correto. O projeto é um pontapé do “Zonas de Cultura”, iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, para alavancar a criatividade em várias regiões da cidade, que vai injetar R$ 1,5 milhão em ações culturais única e exclusivamente em Madureira, o coração criativo da Zona Norte carioca.

A condução dos passageiros fica a cargo da Guiadas Urbanas, a primeira agência de turismo receptivo com atuação exclusiva no subúrbio carioca e em favelas. Karolynne Duarte e Vilson Luiz são técnicos e guias de turismo certificados pelo Ministério do Turismo.

O público pode embarcar nesta viagem cultural nos seguintes horários: 10h, 11h30, 15h e 16h30. Para garantir seu assento, basta acessar o Sympla: bit.ly/busculturaa. São no máximo 40 lugares.

“Verão verde” - Ônibus elétrico em Madureira: sempre aos sábados e domingos, às 10h, 11h30, 15h e 16h30. Ingressos gratuitos: bit.ly/busculturaa. 40 lugares. Até 30 de janeiro.

Comentários


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page