top of page
  • Foto do escritorTatiana Galvão

É hora de que caiam as máscaras?| Voz da ciência com pesquisadora e cientista Tatiana Galvão

Atualizado: 9 de mar. de 2022


Edição publicada no diário oficial, de 7/3, desobriga o uso de máscaras em ambientes fechados, no RIo de Janeiro. Agora, máscaras poderão não ser exigidas em lugar algum. Segundo Eduardo Paes, prefeito do Rio, a decisão foi tomada após reunião com comitê científico sinalizando a melhora no quadro epidemiologico (que podemos acompanhar de acordo com o último boletim).


Qual a realidade epidemiológica hoje? Taxa de transmissão mais baixa durante todo esse tempo, estando abaixo de 1. Testes positivos abaixo de 2% e o aumento da cobertura vacinal. Diante desse cenário, optaram por afrouxar no uso de máscaras, podendo voltar com as medidas durante monitoramento, caso haja aumento na circulação do vírus. Máscara passa a ser uso de proteção individual (você não é obrigado a retirar). Ainda recomendada para idosos, pessoas com comorbidades, pessoas com sintomas de COVID e com vacinaçao incompleta ou sem vacinação (casos de muitas crianças).


Apenas 10% das crianças no RJ (5-11 anos) estão vacinadas. Esse é um dado importante.

O que eu acho? Muitos pedem minha opinião. Bom, aqui seguiremos usando. Acho que poderíamos aguardar ainda um tempo, em especial, após o recente carnaval. Embora essa redução de vulneráveis, HOJE, por aumento de vacinados, tenha contribuído para esse cenário de queda na circulação e transmissão, ainda temos muitos com vacinação incompleta, muitas crianças não vacinadas e muitos idosos já com bastante tempo da sua dose de reforço, cenários que acabam por contribuir com maior vulnerabilidade, podendo aumentar a circulação viral.


Sabemos que as medidas podem voltar, mas não sei se será tarefa fácil convencer a população que voltem com as máscaras. Se você se sente inseguro e preocupado, não abra mão de sua boa máscara e evite locais fechados aglomerados. Todos estamos cansados de máscaras, todos estamos saudosos dos sorrisos nas ruas, todos estamos cansados da preocupação em sair de casa sem esquecer esse item… mas cautela ainda deveria ser a palavra de ordem. Máscaras são bem Efetivas em evitar transmissão. Existem máscaras que deveriam cair definitivamente, mas não sei se é o caso dessas.


E você, o que acha?! Sigamos!


Tatiana Galvão é pesquisadora e cientista da Fiocruz.

Me sigam no Instagram: Tatianagmo que tiro dúvidas.



Kommentare


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page