Da Redação

2 de abr de 2021

Rede Municipal vai comemorar com atividades remotas, o Dia de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008

Nesta sexta-feira (02), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. E, para lembrar da importância da data, durante o mês de abril, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro vai promover, por meio do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) - referência na Educação Especial -, atividades remotas voltadas para os cerca de 6.600 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino que possuem o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
 

 
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008 e busca chamar a atenção para a existência, no mundo, de 70 milhões de pessoas que vivem com TEA. No dia 9/4, a professora Izabel Moura, mestre em psicologia e docente do curso de pós-graduação em Educação Especial Inclusiva e Coordenadora do Núcleo de Orientação Psicopedagógica da Universidade Gama e Sousa irá realizar um palestra exclusiva sobre autismo. O link estará disponível em breve nas redes sociais da SME.
 

 
A programação também terá como base sugestões de professores sobre atividades remotas , que estão sendo solicitadas pelo IHA - e devem ser enviadas pelo e-mail do Instituto (smeiha@rioeduca.net) até o próximo dia 30/4.
 

 
De acordo com a lei federal nº 12.764/2012, é garantido às pessoas que vivem com autismo, dentre outros direitos, o acesso à Educação, que respeite suas especificidades, reconhecendo potencialidades e pensada a partir de cada um.