Da Redação

27 de jun de 2022

Peça "Morena", que aborda o tema do colorismo no Brasil, chega em Realengo e Madureira

Espetáculo gratuito questiona o silenciamento social e racial sofrido por pessoas negras de pele clara

No próximo final de semana, dias 2 e 3 de julho, terá apresentação do espetáculo teatral "Morena?" aborda a identidade racial e o colorismo no Brasil. A peça parte da pergunta "Preta demais pra ser branca, branca demais pra ser preta?" para questionar o silenciamento social e racial sofrido por pessoas negras de pele clara em uma dramaturgia que aborda as vivências de duas mulheres negras e suas experiências de incerteza racial.

"Entendemos que é importante falar sobre ser colocado nesse não lugar e, ao mesmo tempo, sofrer com o racismo estrutural das mais diversas formas, bem como marcar posição em respeito à nossa identidade", afirma o diretor, Junior Capelloni.

O espetáculo tem elenco e produtores oriundos da Baixada Fluminense, é realizado pela Onã Cultural e faz parte do Programa de Fomento à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.


 
A apresentação do dia 2 de julho, na Areninha Carioca Gilberto Gil em Realengo, contará com duas sessões, às 15h e 19h. Nos dias 2 e 3 de julho também haverão apresentações na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira, om a presença de um intérprete de libras. Ao final, acontece uma roda de conversa com o tema "Colorismo: como se enxergar em meio ao racismo?", com a presença das psicólogas Roberta Massot e Dayane Souza.


 
O espetáculo é gratuito, com retirada do ingresso nos locais de apresentação, mas o público pode fazer uso da colaboração consciente.


 
Fonte: Brasil de Fato


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:

Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/Kk9oRvacghO4WzDT9spSVj

Telegram: https://t.me/sulacap