Pedro Nascimento

12 de mai de 2021

Não há previsão para colocação de lâmpadas LED nos bairros de Jardim Sulacap e Magalhães Bastos

Além de melhor iluminar as vias públicas, a modernização da iluminação ajuda na segurança pública

Em novembro de 2020, coincidentemente próximo às eleições municipais, moradores de Jardim Sulacap foram surpreendidos pela nova iluminação em uma rua do bairro. A rua Teodoro Sampaio, uma das principais da região, foi a primeira a ganhar a modernização da iluminação em LED.

Os moradores acreditavam que a grande maioria, senão todas as ruas do bairro receberiam esta modernização no mesmo período, mas não foi o que aconteceu. Atualmente somente, com exceção das vias arteriais que cortam o bairro, como avenidas Marechal Fontenele e Albérico Diniz, somente a rua Teodoro Sampaio recebeu a nova iluminação. Em nota, a RioLuz informou quais são os critérios estabelecidos para a escolha dos locais que recebem a nova iluminação:

A modernização da iluminação pública acontece simultaneamente em toda o Rio. A ordem da instalação dos pontos é definida através de critérios técnicos, índice de desenvolvimento e mapa da violência com o objetivo de priorizar as áreas carentes da cidade. A perspectiva é que em até 2 anos toda a cidade seja iluminada como as lâmpadas de LED.

Apesar desta explicação, a Gerência Executiva Local de Jardim Sulacap, Magalhães Bastos e outros bairros da região, recebeu reclamações afirmando que locais que não eram pontos de assaltos estavam sendo privilegiados, enquanto ruas que, com frequência, ocorriam assaltos não receberam a nova iluminação.

O gestor Bruno Simões foi até a RioLuz solicitar, através de ofício, a instalação de luz de LED e, segundo o foi informado, disse que a iluminação na região está garantida, mas não tem previsão para acontecer.