Priscila Batista Arcanjo

16 de nov de 2021

LITERATURAnews | Quem é capaz de ver o Brasil com olhos livres?

O Modernismo foi difundido e solidificado no Brasil com a Semana de Arte Moderna em 1922. Diversos acontecimentos sociais, políticos, econômicos e culturais provocavam mudanças na mentalidade da sociedade brasileira daquela época. As transformações geradas por esse evento representaram um marco para a cultura brasileira. Aos poucos, este movimento literário propôs debates não somente sobre questões estéticas, mas também sobre questões ideológicas e políticas.

Os principais escritores da época propunham uma reconstrução nacionalista da cultura brasileira baseada na revisão crítica da nossa história e cultura. Portanto, era estabelecida uma visão nacionalista da realidade brasileira com o objetivo de eliminar o complexo de colonizados apegados a valores estrangeiros.

Várias revistas e manifestos foram lançados para divulgar as propostas modernistas e fomentar o debate de ideias no Brasil. Diante deste contexto, surgiu o Manifesto da Poesia Pau-Brasil lançado por Oswald de Andrade em 1924. Como o pau-brasil tinha sido o primeiro produto de exportação do Brasil-Colônia, Oswald de Andrade propôs a criação da primeira poesia de exportação do Brasil: a poesia pau-brasil. Ele achava que necessitávamos de uma visão de nós mesmos e do Brasil baseada na nossa própria história e cultura. No seu entendimento, todo tipo de preconceito no nosso país era gerado pelo fato de termos uma visão baseada nos colonizadores europeus.

Convido a todos para a leitura do Manifesto da Poesia Pau-Brasil de Oswald de Andrade. Que possamos ver o Brasil com olhos livres através do conhecimento e da compreensão da história e cultura do nosso país.