Thamirez do Val - Fonoaudióloga

28 de abr de 2018

FONOnews | Chupeta: usar ou não usar?

A sucção é muito importante para as crianças até dois anos de idade. O bebê suga não apenas para matar a fome, mas também para saciar sua necessidade de sugar.


 

 
O bebê amamentado exclusivamente até os seis meses de vida normalmente tem sua necessidade de sugar saciada.


 

 
Para crianças que não amamentam ou que já introduziram outros alimentos, o leite, a água ou o suco podem ser oferecidos em copos de bico com válvulas que necessitam do esforço do bebê para a retirada do líquido.
 

 
O uso de chupetas pode não só prejudicar a posição dos dentes, mas também de todas as estruturas musculares com que estes se relacionam, podendo haver desequilíbrios que repercutirão na fala, respiração, deglutição, mastigação e até na estética do sorriso da criança.


 

 
Frequência – o uso deverá ser mínimo, sendo indicado só em momentos de stress ou para adormecer, e não frente a qualquer choro do bebê. Sempre inspecione as causas do desconforto (fome, frio, fralda suja, dor, saudade da mamãe…) antes de partir para a chupeta.


 

 
Duração – deverá ser usada apenas até o bebê se acalmar ou adormecer. Se a chupeta permanecer interposta entre os lábios, a criança pode perder a “memória” muscular de permanecer com a boca fechada, o que é fundamental para que respire corretamente pelo nariz.


 

 
Idade – com o amadurecimento da criança, a sucção passa a ser substituída pela mastigação e sorção (tomar líquidos no copo), o que envolve outros músculos, e deverão ser estimuladas pelos pais.


 

 
É desde pequeno que inserimos boas práticas no cotidiano das crianças. É fundamental entender os prós e contras que as ‘ferramentas’ que utilizamos pode trazer.


 

#Fonoaudiologia #Chupeta