Juliana Manes - Veterinária

19 de jan de 2018

PETSnews | Seu pet tem um “bafo de leão”? Limpar o tártaro pode ser a solução!

O cálculo dentário, também chamado tártaro, é um dos sintomas da doença periodontal. Ela inicia-se com o acúmulo de placa, onde as bactérias vão se organizando e produzindo toxinas irritantes que causam gengivite. Como o animal não escova os dentes, essa placa vai se acumulando e calcificando, formando o tártaro.


 

 
O grande problema do tártaro vai muito além do mau hálito que o animal apresenta. As bactérias que estão na placa bacteriana vão se desprendendo e ganhando a corrente sanguínea indo se alojar em órgãos vitais como o coração e rim, podendo levar seu animalzinho à morte.


 

 
O tártaro recobre a parte visível do dente, mas também a parte embaixo da gengiva que não conseguimos ver.
 

 
O termo “limpeza de tártaro” é usado popularmente para se referir ao tratamento da doença periodontal, que acomete os dentes e gengivas.


 

 
Para se realizar um tratamento realmente eficiente, o animal deve ser submetido à anestesia geral. A partir desse momento, os dentes são examinados um a um e o cálculo é removido com um aparelho de ultrassom (tanto acima quanto abaixo da gengiva).


 

 
Hoje em dia, com os recursos disponíveis, os riscos anestésicos são muito pequenos. O animal é entubado e recebe anestesia inalatória, com drogas que oferecem grande segurança. Além disso, durante todo o procedimento são monitoradas as funções vitais do animal, como pressão arterial e frequência cardíaca e respiratória, como em um centro cirúrgico humano.


 

 
Estão disponíveis no mercado ossinhos artificiais, biscoitos e até rações especiais que ajudam a prevenir o acúmulo de placa bacteriana, porém, a escovação ainda é a melhor forma de se prevenir/ retardar o aparecimento. Existem pastas de dentes de uso veterinário com sabores (carne, frango e outros) que facilitam o condicionamento dos animais.

Juliana Manes é Médica veterinária formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Pós graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais (2007), Curso de atualização em medicina felina (2015), Proprietária da Veterinaria Sulacap desde 03/05/2010.

Contatos: 3357-9933/ 3253-1449 / 96439-8215 (WhatsApp)
 

 
Facebook: Juliana Manes
 

 
Página Facebook: Veterinária Sulacap

#bafodeleão #tártaro #Pets