Carol Dib - Hair Stylist

3 de dez de 2017

HAIRnews | Fugindo do formol?

A escova progressiva de aminoácidos é um método de alisamento e redução do volume dos cabelos, diminuindo também o frizz. Os aminoácidos são componentes do nosso cabelo e normalmente são perdidos com o tempo e precisam ser repostos, principalmente após alguns procedimentos químicos, por isso esse procedimento ajuda a tratar os cabelos.

No inicio as escovas progressivas continham formol (assunto abordado na coluna anterior), mas como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que os produtos usados nesses procedimentos podem ter no máximo 0,2% deste elemento químico em sua concentração, devido aos riscos para a saúde, hoje ele foi praticamente retirado da fórmula.


 

 
Essa escova é indicada como uma forma de alisamento, além de retirar o frizz e o volume dos cabelos, comumente usada por mulheres que tem cabelos crespos e volumosos e até ondulados, mas contraindicado para mulheres de cabelo afro, pois esses fios costumam a ser mais porosos, portanto podem ser danificado pelo método.


 

 
Hoje, a maior parte das escovas é feita com carbocisteína, um aminoácido que abre as estruturas do fio, o que permite que o alisamento seja feito depois com a ação da chapinha. Porém, para que o cabelo fique liso mesmo, é preciso depois os fios sejam fechados novamente. Nesse momento que o formol atuava, mas, apesar da quantidade recomendada pela Anvisa ser a mais segura para a saúde, ela não é suficiente para que o produto cumpra seu efeito. Por isso mesmo, ele normalmente é substituído pelo tioglicolato de amônio e a etalonamina, substâncias semelhantes a ele, mas que causam muito menos dano aos cabelos.


 
Atenção!
 

 
A escova progressiva de aminoácidos é um procedimento complexo, que mexe com produtos químicos que pedem atenção. Por isso mesmo, ela deve ser feita com um cabeleireiro de confiança, e jamais deve ser feita em casa ou em um local em que você não confia.


 
Fique ligada!

Alie a escova de aminoácidos com...
 

 
Hidratações, reposições de carbono, reposições hídricas e moleculares, isso é fundamental após a escova progressiva pois ajuda a manter os fios brilhantes, nutridos e prolonga a duração da mesma, algo importante, pois a progressiva tende a ressecar os fios, principalmente as pontas.

Carol Dib é Hair stylist, visagista e especialista em mechas. Com Cursos extensivos na academia De La Lastra e Pivot Point.

Contatos 21 96473-1806 / Intagran - @espacoequibrium_hair

#Hair #Cabelos #Formol