Renata Cyríaco - Gestora Escolar

28 de nov de 2017

EDUCAÇÃOnews | A importância da Psicomotricidade na educação infantil

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas (S.B.P.1999).

A psicomotricidade é sustentada por movimento, afeto e intelecto, e está presente em todas as atividades que desenvolvem a motricidade das crianças, contribuindo para o conhecimento e o domínio d o seu próprio corpo. Esse domínio não é só o físico, e sim saber se colocar nos lugares que está.

Segundo LE BOULCH, 1984, o objetivo central da educação pelo movimento é contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança, da qual depende, o mesmo tempo, a evolução da sua personalidade e o sucesso escolar.

A psicomotricidade é fundamental para o desenvolvimento uniforme e global da criança, e se constitui como base para o processo de aprendizagem dos indivíduos.

De acordo com Negrine, um dos argumentos que justificam a educação psicomotora na educação básica durante a fase pré-escolar, é a evidência sobre seu papel na prevenção das dificuldades de aprendizagem.

Através da interação com o meio, a criança inventa, pergunta, argumenta, descobre e socializa-se.


 

 
Na educação infantil a criança busca experiências em seu próprio corpo, organizando o esquema corporal, e isso é de extrema importância. Há crianças que se alfabetizam, mas não tem movimento de pinça adequado, a coordenação motora fina não trabalhada, não tem postura para sentar à cadeira, não consegue cortar um papel, pois não sabe usar a tesoura. Essa brecha que fica na educação infantil, quando não é trabalhada a psicomotricidade adequadamente, pode acarretar problemas muitas vezes irreversíveis na fase adulta.

A escola tem papel fundamental no desenvolvimento psicomotor da criança, principalmente nas séries iniciais. Através de atividades lúdicas a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.

Qualquer falha em um dos elementos básicos da psicomotricidade (esquema corporal, estrutura espacial, lateralidade, orientação temporal e pré – escrita),poderá haver comprometimento na aprendizagem

O desenvolvimento psicomotor mal constituído poderá apresentar problemas na leitura, na escrita, na distinção de letras, na direção gráfica, na ordenação de sílabas, no pensamento abstrato e lógico entre outras.

A PSICOMOTRICIDADE TRABALHA COM O CORPO TODO!!!

Renata Cyríaco é Professora, Fisioterapeuta, gestora escolar, especializada em educação especial e inclusiva, pós-graduanda em psicopedagogia institucional e clínica e Coach Infantil.
 

 
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